Estudo do Meio

Entra neste site e investiga a história da fundação de Portugal,assim como as etapas que se seguiram. Clica AQUI.
div
Entra neste site e investiga sobre o passado. Clica AQUI.




História de Portugal: os primeiros habitantes da Península Ibérica.
Entra nesta ligação e aprende sobre quem foram os primeiros povos a habitar a Península Ibérica.
Apresenta também muitos jogos. Clica AQUI.




ASPETOS DA COSTA

Vê este slideshare e aprende sobre os aspetos da costa. Clica AQUI. Com este jogo aprendes a localizar os maiores rios e serras de Portugal. Clica AQUI. Joga e aprende onde ficam as maiores serras de Portugal. Clica AQUI.
ENTRA NESTE SITE E DESCOBRE JOGOS QUE TE AJUDAM A aprender temas do ESTUDO DO MEIO. Joga e diverte-te AQUI.

Joga e aprende:
Principais aspetos da costa portuguesa. Clica AQUI.
Joga e aprende a localizar alguns rios de Portugal. Clica AQUI.
Identifica a nascente, cada margem, a foz, entre outras. Clica AQUI.
Descobre nesta sopa de letras os principais rios de Portugal. Clica AQUI.
Joga e localiza no mapa os maiores rios de Portugal. Clica AQUI. CLIca AQUI
Vamos aprender como funciona o nosso Sistema Solar. com esta apresentação.
Vê este vídeo sobre o UNIVERSO, um tema sempre fascinante.
Como funciona o UNIVERSO?
O planeta Terra visto por outro ângulo - vídeo resumo que compara a imensidão da Terra com a do Universo . Clica AQUI.
Vídeo sobre o planeta Terra.

O Sistema Solar


FORMA DA TERRA A Terra é o terceiro planeta do sistema solar, a partir do Sol. Até ao momento, é o único planeta onde sabemos que existe vida e água em estado líquido (cerca de 70% da Terra estão cobertos por água). Durante muitos anos acreditou-se que a Terra era plana, no entanto muitos sábios já acreditavam que este planeta era redondo.
Com ajuda de alguns instrumentos e experiências, provaram que a Terra era redonda. Muito mais tarde, os satélites artificiais e as sondas espaciais estabeleceram que a superfície da Terra é de cerca de 510 milhões de quilómetros quadrados, confirmando-se a sua forma esférica, mas com leve achatamento nos polos.
O seu diâmetro na linha do Equador é de 12 756 quilómetros e nos polos é de 12 714 kms. A superfície da Terra está em constante modificação, devido ao vento, aos vulcões, às chuvas, ao movimento das placas tectónicas e à ação do Homem,…


Os Movimentos da Terra

O planeta Terra realiza uma série de movimentos ao mesmo tempo, sendo os mais conhecidos, o de rotação e o de translação.
A rotação dá origem aos dias e às noites.  Na parte do planeta que está virada para o Sol, é dia, na outra, é noite,  pois não recebe os raios solares.

Movimento de rotação


O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno do seu próprio eixo, ou seja, ela realiza um movimento de 360°. Esse movimento é realizado de oeste para leste (contrário ao movimento dos ponteiros do relógio) e demora 23 horas e 56 minutos.
Movimento de translação
Ao movimento da Terra em torno do Sol, chamamos movimento de translação.    Esse movimento demora aproximadmente 365 dias e 6 horas e realiza-se no sentido direto (ou contrário aos ponteiros do relógio).  
 Assim, um ano comum, tem menos 6 horas e 4 minutos em relação ao movimento real de translação. 
Este défice, ao fim de 4 anos, origina 24 horas (6h*4anos=24h) e é "compensado" com um ano bissexto (onde se acrescenta mais um dia). Isto para, "acertar" o nosso calendário com o movimento de translação da Terra.
  Esse movimento provoca uma variação de raios solares que chegam à Terra, com isso, temos quatro estações com características distintas: outono, inverno, primavera e verão.

 
Para perceberes melhor porque existem as estações do ano, vê este vídeo.

Clica AQUI.


As fases da Lua
Para aprenderes sobre este tema, entra neste site, 
clica AQUI.

Queres ver o lançamento de uma nave para o Espaço, em Cabo Canaveral , NASA?  Clica AQUI.

O ESQUELETO
Vamos observar o esqueleto humano e aprender como é formado e quais as suas funções. Entra nas páginas que te apresentamos, diverte e aprende! Este PPT explica-nos as funções do esqueleto e os nomes dos ossos. Clica AQUI.
Arrasta cada osso para o seu lugar, AQUI e AQUI.
ESQUELETO PARA MONTAR.
Agora verifica os teus conhecimentos, resolvendo estas palavras cruzadas. Clica AQUI.
ESQUELETO PARA MONTAR, AQUI. Vamos estudar o relevo do nosso país que apesar de não ser do de maior área, apresenta um relevo diversificado, com montanhas e serras, vastas planícies, vales e planaltos. No entanto, para perceberes como se forma o relevo, começa por ver este vídeo, clicando AQUI.
Escreve as legendas, AQUI. Este PowerPoint ajuda-te a conhecer o relevo de Portugal, assim como este slideshare. Clica AQUI.
Se queres jogar e aprender sobre este tema, clica AQUI.

Vamos estudar o meio ambiente próximo, as plantas e os seres vivos. Como sem água a vida seria impossível, vamos começar por conhecer melhor o rio Sizandro.


Neste link, podes encontrar um documento interessante sobre histórias relacionadas com o rio. Clica aqui.
Quando a água falta, a vida está ameaçada. Esta reportagem da TVI realizada em 6/08/2012 mostra-nos o que acontece após um longo período de secass. Para o veres, clica aqui.
Aves selvagens da zona Oeste.
Aprende sobre primeiros socorros, com este manual ilustrado. Para o veres, clica AQUI.
Podes ainda consultar este manual, onde encontras mais informação sobre Primeiros Socorros, AQUI ou ver este vídeo, AQUI.
AQUI, podes jogoar e mostrar o que sabes sobre primeiros socorros.




O Sol é indispensável à vida na Terra. Na sua presença o nosso corpo produz vitamina D que vai permitir que os nossos ossos sejam fortes. Aprende mais sobre os benefícios do sol e como evitar as doenças que poderemos ter se não usarmos os cuidados necessários. Para isso, clica AQUI, AQUI ou AQUI.
No site JÚNIOR.TE.PT, encontras mais dicas para viveres com saúde. Clica AQUI.
Para jogares e aprender, clica AQUI.
O nosso cérebro, através dos órgãos dos sentidos, recebe informações sobre o que nos rodeia e reage com sensações agradáveis ou desagradáveis. Este vídeo explica que é necessário aprender a DIZER NÂO às coisas de que não gostamos ou que nos fazem mal e DIZER SIM, àquelas que são corretas e que nos fazem bem.

Depois de estudares os vários sistemas do corpo humano, joga e prova a ti mesmo que sabes. Entra nesta página e escolhe o jogo. APARELHO DIGESTIVO, APARELHO RESPIRATÓRIO,SISTEMA CIRCULATÓRIO, SISTEMA URINÁRIO.
Vamos continuar a estudar o corpo humano. Clica e aprende. Vídeo sobre o sistema excretor,aqui e aqui e aqui. Vídeo sobre o aparelho circulatório.
Vídeo em 3D sobre o sistema circulatório, aqui.
Vídeo sobre o sistema urinário, aqui. Vídeo (animado) sobre o sistema excretor. Aqui.
Como funciona a pele? Vê aqui.
Vê este vídeo de animação e aprende como funciona o sistema reprodutor. Clica AQUI ou AQUI.
Página da Escola Kids, para aprenderes mais sobre o sistema reprodutor feminino e masculino, AQUI. Vídeo animado - O corpo humano - o coração (parte 1 de 3)
(parte 2)
O sistema respiratório - vídeo
Esta página tem jogos em Flash sobre os vários sistemas do corpo humano. Clica AQUI.
Vê este vídeo e aprende como funciona o Sistema Digestivo Humano.
Vê este vídeo.
Joga e aprende - jogos em espanhol. Clica AQUI.
Arrasta cada osso para o seu lugar e monta o esqueleto. clica AQUI.
Arrasta cada palavra e legenda o corpo humano. Clica AQUI.
Para veres o vídeo Era uma vez o corpo humano, clica AQUI.


Vamos estudar o meio local, conhecer a cidade de Torres Vedras e a sua história. Para começar, vamos aprender a identificar os distritos do nosso país e onde se encontram, com a ajuda destes jogos. Faz este puzzle, colocando cada distrito no seu lugar. Para isso clica aqui. Onde está o distrito, é outro jogo que te ajuda a identificar cada distrito. Clica aqui ou aqui. Como se chama, é outro jogo que te vai ajudar a conhecer melhor e onde se localiza cada distrito. Clica aqui e joga.

Com a finalidade de melhor administração do país, Portugal continental está dividido em 18 distritos que por sua vez se dividem em concelhos e estes em freguesias. Além destes 18 distritos que constituem o continente, fazem parte do país, as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Algumas aldeias podem ter só uma freguesia, mas às vezes têm duas. A cidade de Torres Vedras estava organizada em três freguesias, mas devido à reorganização do território, essas três freguesias formam uma única que se chama União das Freguesias de Torres Vedras (São Pedro e Santiago e Santa Maria do Castelo e São Miguel) e Matacães. Na sexta feira passada, dia 1 de novembro, visitámos a sede da freguesia e ficamos a saber qual a sua função. Para sabermos mais podemos visitar a página. Clica AQUI.
Aqui, podes ver o mapa com os limites da União de Freguesias de Torres Vedras.
O plástico é um dos materiais mais usados por nós e que está a criar grandes problemas ambientais porque demora muito tempo a degradar.
Este vídeo explica até que ponto esse problema é real e se tornou uma ameaça à nossa saúde.
VÊ também este vídeo. Clica AQUI.
A Terra é a nossa casa e até agora, não se sabe de outro planeta onde haja vida. O ser humano tem de mudar a sua atitude em relação ao Ambiente, evitando usar materiais poluentes, separando os lixos, reciclando, reutilizando.
A Turma da Mónica tem um plano para salvar o Planeta. Vamos ver qual é. Clica AQUI.
O que não se deve fazer ao nosso planeta. Vê e diverte-te.
Este conjunto de imagens mostra-nos o nosso planeta, também conhecido por Planeta Azul, pois visto do Espaço, essa é a cor que se destaca, devido à grande extensão dos oceanos.


O que é o AQUECIMENTO GLOBAL?
Clica AQUI para veres o vídeo.
Vê este vídeo e entenderás. Está em espanhol, mas é fácil de perceber.
Neste link, podes ver o vídeo A origem completa do planeta Terra.Clica AQUI.
Vamos estudar os seres vivos, plantas e animais. Das plantas, precisamos do oxigénio que produzem, mas não só. Necessitamos delas para nos alimentarmos e até para o fabrico de medicamentos, óleos, tintas, e muito mais. Vamos começar com este vídeo.
Para aprenderes mais sobre plantas, clica aqui ou aqui.
Para pesquisares sobre animais, clica AQUI.

Como se chora no Espaço? Para onde vão as lágrimas? Será que caem?

Na sociedade cada pessoa desempenha um trabalho, de acordo com a sua profissão. Para que possas beber o copo com leite e a sandes pela manhã, ou os cereais, foi necessário que o agricultor semeasse o trigo, que o moleiro moesse a farinha, que o produtor de leite cuidasse das vacas. Também foi necessário o trabalho do motorista que levou o leite da herdade até à fábrica, onde os operários o colocaram em embalagens, depois de devidamente analisado e cuidado. Todas elas são importantes para a nossa vida diária. Para aprenderes mais sobre o tema, clica AQUI.
Vamos investigar sobre a lã e a sua transformação até chegar à nossa roupa. Começa por ver este vídeo. Iremos colocar aqui algo mais sobre este tema, conforme o formos trabalhando. Neste vídeo, começamos por ver uma entrevista a um casal que cria ovelhas, passando pelo processo da transformação da lã, até à produção dos tecidos e confeção de roupas. Para veres o processo da transformação da lã, clica AQUI. Está a cores e em inglês. RECURSOS PARA PROFESSORES Esta página, apresenta os processos de transformação de produtos, com origem em quintas. Está em inglês, mas é fácil de explorar com os alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário