Professores /Pais

REPORTAGEM TVI - Coragem de Ensinar
Infelizmente o que se passa na escola referida neste vídeo não é a exceção. A família é a primeira responsável pela transmissão de valores e de normas. No entanto, a forma como sucessivos governantes têm tratado a escola e os professores, têm também a sua parte de responsabilidade nestas situações de indisciplina.A falta de formação gratuita para professores, a falta de psicólogos nas escolas, alguma comunicação social e comentadores mal informados ou com traumas contra os professores, têm contribuído para a o atual estado das coisas.
Quebrando Paradigmas na Educação
Muito oportuno ver este vídeo.
DIcas para as atividades relacionadas com livros do Plano Nacional de Leitura. Este blogue apresenta materiais e orientações que ajudam na realização de atividades de leitura obrigatória, do PNL. Clique AQUI.
Foi lançado, pela Porto Editora, O Elemento, livro sobre a educação, das escolas matarem a criatividade dos mais novos, dos diferentes tipos de inteligência, do futuro da educação e da necessidade de cada um de nós (sobretudo os filhos), descobrirmos "o elemento", o que adoramos fazer e a possibilidade de conseguirmos conciliar o que gostamos com o que fazemos! Este video é um bom resumo dos primeiros capítulos do livro e conta a história de Gillian Lynn, a menina que na década de 1930 não parava quieta na sala de aula, que a escola queria por numa turma para crianças com necessidades educativas especiais (o rótulo ainda não era conhecido) e cuja mãe a levou a um psiquiatra. O médico não diagnosticou hiperatividade, nem lhe deu ritalina (também ainda não tinham sido inventadas) mas aconselhou-a a pôr a menina numa escola de dança. Gillian foi bailarina e criadora das coreografias de Cats ou do Fantasma da Ópera. Mas há outros exemplos como Mick Fleetwood, baterista e fundador da banda Fleetwood Mac, o prémio Nobel da Economia Paul Samuelson e muitos outros. Michael Phelps, o nadador norte-americano mais medalhado em Pequim, uma das primeiras declarações que fez, após-ganhar tantas medalhas, foi para lembrar a professora que lhe disse que ele nunca ia fazer nada na vida. De uma forma ou de outra, os professores marcam-nos para sempre! Às vezes, os pais e a escola têm dificuldade em descobrir o que é que os filhos e alunos têm de melhor e potenciá-lo. É preciso estarmos atentos. Até porque, aparentemente, a sociedade está a deixar de formar para o emprego seguro e duradouro, mas para o emprego criativo, para o próprio emprego! «Publicada por Bárbara Wong em http://www.educaremportugues.com
Um dos temas sempre quentes em questões de educação, é o que se refere aos limites. Deixo estes três vídeos sobre os limites e a educação para a responsabilidade.
Educar a responsabilidade desde a infância, para pais e professores.
Tanto pais como professores necessitam de apoio e orientação para lidar com crianças que apresentam transtorno com défice de atenção e hiperatividade.


Estes dois vídeos tratam sobre o tema.

Entrevista ao psiquiatra Paulo Mattos sobre o TADH.

Esta página, apresenta estratégias para serem desenvolvidas na sala de aula com alunos com TDAH.


Como lidar com crianças desafiadoras, artigo escrito por uma especialista nesta problemática.
Nesta página em castelhano, podemos consultar manuais para pais ou para professores com informação muito prática e útil. Clique AQUI.

Site muito bom, em castelhano, com links para revistas científicas sobre o tema,em inglês. Clique AQUI. Nesta página, clique em Información para la escuela / enlaces de interés . Ou diretamente, aqui e pode consultar vários blogues, associações e mais links.

Na página El amanecer Badajoz, encontra informação e dicas muito úteis para melhorar o desempenho escolar destas crianças.

Este site em inglês, apresenta excelentes recursos para o ensino no 1º Ciclo e não só. Neste link temos ideias muito criativas e motivadoras para trabalharmos a matemática .

Clica AQUI.




Todos sabemos a enorme vantagem que representa para uma pessoa comunicar e cooperar com outras pessoas, conhecer outras crenças e culturas. Num mundo cada vez mais global onde a mobilidade dos cidadãos é maior, será uma grande vantagem o domínio de vários idiomas. No entanto, qual a idade ideal para aprender um segundo idioma? E como deverá ser introduzido?

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