terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Hoje, o 4ºB foi visitar o Lar de Sâo José, e conviver por alguns momentos com os idosos aí residentes, num projeto proposto pela professora MJ, colocada na biblioteca da escola, com a colaboração do professor de música e da professora da turma. Apresentamos um poema feito por nós e depois cantamos, canções tradicionais e ouvimos poemas ditos pelo senhor Afonso e pela dona Rosa. Não sei quem estava mais emocionado, se os maiores se os mais pequenos...Aqui ficam algumas fotos sobre esta atividade muito bonita e que nos enriqueceu.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A participação no Projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», promovido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, culminou com a gravação do Hino da Fruta. Esta atividade levou-nos a conhecer melhor os benefícios da fruta na nossa alimentação,assim como algums doenças e problemas de saúde que podem ser evitados se ela fizer parte da nossa alimentação. A etapa que se segue é a votação para eleição dos hinos vencedores. Para votar no nosso hino, basta ligar o nº 760 457 254. O televoto tem um custo de 0,60€ + IVA por chamada e reverte como donativo a favor da APCOI (mais informações em www.heroisdafruta.com). Parabéns a todos os participantes pelo entusiasmo que puseram neste projeto!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

No dia 10 de dezembro, celebrou-se mais um Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Esta data pretende homenagear o esforço e a dedicação daqueles que defendem os direitos humanos, com o objetivo de combater a discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos e a paz.
O dia 10 de dezembro é também escolhido para a entrega do Prémio Nobel da Paz.
Este ano o prémio  foi entrege a Malala, ativista pelo direito à educação das crianças paquistanesas e ao indiano  Satyarth, um militante indiano que luta contra o trabalho infantil. 
Vídeo sobre a vida de Malala.

domingo, 23 de novembro de 2014

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Visita à Rádio Oeste, 97.8 FM

No dia 12, a nossa turma foi visitar os estúdios da Rádio Oeste. 
Estavamos muito curiosos pois não sabiamos como funciona uma estação de rádio. 
Quando chegamos, pediram-nos que entrassemos num gabinete, onde se atende o público e onde também se trata da publicidade, da faturação e dos spots publicitários...
Então, uma senhora (a Carla)  explicou-nos que um spot é um anúncio. Para a rádio ter dinheiro, tem de passar anúncios. Para isso, tem empregados que andam na rua para tentar angariar publicidade. Os colegas quando chegam, ao final do dia, trazem os contratos de publicidade que têm o nome do cliente, o texto, o número de spots e a quantidade de vezes que vai passar na Rádio. O cliente não paga ao minuto, nem ao segundo, mas sim pelo número de vezes - e de dias - em que passa na Rádio.
Depois ouvimos um spot e ficamos a saber que o tempo médio de um spot é de cerca de 30 segundos, porque se durar muito mais, pode tornar-se cansativa.
Depois passamos a outro gabinete, onde o Marcelo (o vizinho de um colega nosso), nos atendeu. É ele que trata dos textos das notícias e de as ordenar, por ordem de importância e de prioridade, começando normalmente pelas notícias da nossa cidade, da Região Oeste e as internacionais, podendo haver alterações, conforme a prioridade.
Depois explicou-nos o que são playlists, e como são geradas (pelo computador), para depois serem passadas durante a semana.
Entretanto, o Marcelo entrou NO AR para dar as notícias e ficamos muito caladinhos...Por fim entramos noutro estúdio. O senhor António Peres explicou-nos mais coisas sobre o funcionamento de uma rádio, depois começou a passar música e informou que a nossa turma estava na rádio. Entramos NO AR e dissemos Olá, bom dia!



 


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dia Mundial dos Animais

Foi com entusiasmo que a nossa turma se envolveu nas atividades alusivas ao dia mundial dos animais, em resposta ao desafio lançado pelas professoras. Vamos começar a publicar esses trabalhos, que vão desde fotos com o animal de estimação, a poemas, textos e desenhos. Quanto ao concurso de fotografia, será publicado brevemente.